6 Benefícios do ERP para pequenas empresas
Você quais são os benefícios de um sistema ERP para pequenas empresas?
O ERP é o software de gerenciamento de processos de negócios, que auxilia uma organização (pequenas e médias empresas). A utilizar um sistema de aplicativos integrados para gerenciar negócios e automatizar diversas funções de back office associadas a recursos humanos, serviços e tecnologia.
O ERP é usado principalmente por grandes organizações considerando seus custos de instalação e manutenção.
No entanto, é cada vez mais utilizado por pequenas empresas na era contemporânea com o objetivo de agilizar os dados que estão disponíveis em vários departamentos, disponibilizar informações, tomar melhores decisões e aumentar a produtividade.
Alguns dos principais benefícios de um sistema ERP podem ser destacados da seguinte forma:
1. Integrar o fluxo de informações
O ERP ajuda as pequenas empresas a integrar o fluxo de informações entre os diferentes processos de negócios da organização, ao mesmo tempo em que integra as transações comerciais com o sistema financeiro da empresa em tempo real.
Ele ajuda a lançar as transações comerciais necessárias no livro-razão geral da empresa, bem como em outros sistemas financeiros. Isso permite que a administração visualize as implicações financeiras quando necessário.
Ele ajuda a cobrir os principais processos que começam na entrada do pedido de vendas, precificação do produto, envio/entrega, estoque e armazém, produção, compras, faturamento, finanças e vários outros.
2. Aumenta a produtividade
Os principais dados e informações de todos os departamentos são disponibilizados em uma única plataforma no momento e no local certos.
Assim, não surge a necessidade de contatar funcionários de diferentes departamentos e/ou passar por planilhas excel para coletar dados desintegrados.
O sistema ERP mantém uma data mestre para fornecedores, clientes, produtos/materiais, rotinas e processos de trabalho de fabricação, lista de materiais (BOM) e outros dados críticos. Isso ajuda a manter a consistência nos processos de trabalho, economiza tempo e aumenta a produtividade.
3. Mantenha o controle e reduza os custos operacionais
O aumento do volume de transações comerciais e o uso rigoroso de planilhas podem levar à falta de controle sobre os dados e ao estado operacional de colapso.
A digitação de dados nas planilhas também pode levar a erros, vazamento de informações confidenciais e caos desnecessário.
4. Maior flexibilidade
Uma das maiores vantagens do software ERP nas pequenas empresas é a agilidade e flexibilidade de adaptação às necessidades do mercado ou às condições impostas pelos compradores.
O software ERP dedicado oferece flexibilidade em termos de fazer os ajustes necessários no gerenciamento de dados para manter a flexibilidade do negócio.
Por exemplo, ajustes de estoque, alterações nos números de vendas, cancelamento de pedidos, etc., podem ser mantidos de forma flexível em um software ERP, em vez de excluir dados e inserir informações em uma planilha.
5. Aumente as vendas e o planejamento de longo prazo
No caso de controle via planilhas, o orçamento é liberado, porém, não é verificado se houve a confirmação do recebimento. Isso pode levar ao esquecimento e, portanto, à perda de venda.
O software ERP dedicado possui um mecanismo de autenticação automatizado para evitar que isso aconteça.
Também envia relatórios diários de propostas para que as providências necessárias sejam tomadas.
É um investimento de longo prazo, desde que o provedor/fornecedor do sistema permaneça um parceiro por um período prolongado.
O sistema ERP ajuda a manter a consistência nas políticas e processos de negócios em toda a organização, o que melhora os serviços ao cliente e a lucratividade.
6. Melhor tomada de decisão
Tomar as principais decisões de negócios requer a disponibilidade das informações necessárias e dados precisos no momento certo.
Nas pequenas empresas, quando tais dados e informações são facilmente disponibilizados e constantemente atualizados no sistema ERP, a gestão é capaz de tomar decisões oportunas que são necessárias para o crescimento e sustentação do negócio. Com a ajuda dos dados disponíveis, os gerentes podem comparar os números de vendas e receitas de diferentes meses, prever vendas futuras, necessidades financeiras e tomar decisões eficazes que atendam aos requisitos do negócio.
Obrigado pela visita. Trouxemos especialmente para você este conteúdo 6 Benefícios do ERP para pequenas empresas
Se quiser saber mais, clique e acesse Negócios e Política