9 passos para vender cursos online: o guia completo

Pronto para vender seus cursos online? Este guia irá orientá-lo sobre como ganhar dinheiro vendendo seus produtos digitais. Se você ainda não fez seu curso, acesse nosso guia completo sobre como criar cursos online.

Por que você deve criar e vender cursos online?

Porque há pessoas que querem o seu conhecimento… e há dinheiro para ganhar! Cursos online são uma grande oportunidade: 

  • Espera-se que o mercado de e-learning valha US$ 325 bilhões até 2025.
  • A educação digital e o e-learning tiveram mais de US$ 46 bilhões em vendas em 2018 (o ano mais recente para o qual temos dados).
  • O consumo global de e-learning e cursos aumentou drasticamente durante a pandemia e muitos especialistas esperam que isso continue.  

Vender cursos online é lucrativo? Com esses números e o know-how certo, definitivamente é. A venda de cursos online pode ser uma fonte de renda passiva, uma vez que você tenha uma base de clientes estabelecida.

Um curso online também é uma ferramenta de marketing e fortalecer as conexões com seus clientes. Use seu curso online para mostrar às pessoas sobre o que é sua marca. Mostre a eles o que o torna melhor do que a concorrência. Construa relacionamentos fortes e observe como a lealdade e a defesa do seu curso crescem.

A melhor notícia é que qualquer pessoa pode criar e vender cursos online. Tudo que você precisa é algum conhecimento e a capacidade de falar sobre um assunto com paixão.

1. Escolha um assunto que venda

De acordo com um estudo recente, 42% dos empreendedores fracassam porque não há mercado para seu produto. Para ter uma ideia melhor de quais tipos de cursos online vendem, dê uma olhada em alguns dos principais motivos pelos quais as pessoas os compram:

  • Querendo obter conhecimento para uma mudança de carreira ou ao iniciar uma carreira
  • Obter certificação em um assunto para aumentar suas oportunidades de carreira 
  • Educação continuada
  • Preparação acadêmica
  • Simplesmente querendo aprender uma nova habilidade ou assunto.

Não deve ser surpresa que os cursos mais vendidos geralmente estejam relacionados à carreira. 

Aqui está uma pequena lista de alguns dos assuntos de curso on-line mais rentáveis:

  • Computadores e tecnologia
  • Negócios e empreendedorismo
  • Artes e Ofícios
  • Saúde e fitness
  • Educação
  • Escrita
  • Estilo de vida/desenvolvimento pessoal
  • Chegada de idade
  • Entretenimento
  • Ciências Sociais
  • Ciência e matemática.

Esses são assuntos amplos. Você deve tentar encontrar um tópico mais de nicho dentro desses assuntos.

Por exemplo, em artes e ofícios, você pode criar um curso online sobre como usar as mídias sociais para promover uma loja. Ou em computadores e tecnologia, você pode ensinar um curso de codificação para iniciantes. Mais sobre como escolher seu nicho na próxima seção.

2. Crie seu curso online

Agora veremos os fundamentos da criação de cursos online. 

Aprimore um assunto específico

O primeiro passo que você deve dar ao criar seu curso online envolve descobrir qual assunto específico você vai ensinar.

Algumas dicas para escolher o assunto certo incluem:

  • Escolher um tópico focado e de nicho em vez de um amplo. Ter um tópico amplo geralmente significa mais concorrência. Quanto mais focado for o seu nicho, mais fácil será transmitir conhecimento. 
  • Ter conhecimento em nível de especialista. Tenha em mente que ser um especialista em um tópico pode significar que você tem um conhecimento acima da média. Você não precisa ser um gênio ou ter credenciais tradicionais.
  • Saiba quem é seu público, quais são seus problemas e como você pode ensiná-los a resolver esses problemas.

Obtenha o equipamento certo

Depois de escolher um assunto específico para o seu curso online, é hora de começar a fazê-lo. Você vai querer manter os níveis de produção bem altos. Lembre-se, as pessoas vão pagar um bom dinheiro pela sua aula. Seus cursos devem ter melhor qualidade do que você obteria com um canal médio do YouTube.

Para começar, você vai precisar de:

  • Uma boa câmera HD. A Canon VIXIA ou Sony CX405 são ótimas opções. ‍
  • Iluminação. Você não quer que pareça que está gravando em um bunker. Compre ao redor para iluminação profissional. Anéis de iluminação são uma maneira barata e eficaz de se iluminar para vídeos de cursos online. Você também pode considerar um kit de iluminação de estúdio na Amazon, que terá tudo o que você precisa e custará cerca de R$ 600,00.
  • ‍Software de edição como Wevideo ou Renderforest. Se você já possui um nível profissional de experiência em edição, pode optar por softwares como o Final Cut Pro. No entanto, se você tiver experiência de edição mínima ou nenhuma, o Wevideo permitirá que você crie vídeos com aparência profissional com gráficos, músicas isentas de royalties, imagens de fundo e muito mais. É um dos melhores softwares de edição de vídeo do mercado para editores não profissionais e é relativamente barato, custando apenas US$ 15,99 por mês.
  • ‍Uma fundo verde. A tela verde permite que você troque o plano de fundo por qualquer imagem desejada. Facilita a adição de imagens, gráficos e filmagens b-roll.
  • ‍Um roteiro. Se você quiser usar um script completo, existem aplicativos como o Teleprompter lite que você pode usar para transformar um laptop ou tablet em um teleprompter para que você possa ler o script enquanto olha para a câmera.

Tudo bem se você não puder pagar uma configuração profissional. Tente com qualquer equipamento que você possa colocar em suas mãos. Apenas lembre-se de que um produto com aparência mais profissional geralmente é percebido como mais valioso pelo seu público. Se puder, invista em você.

Luzes, câmera, ação!

Agora que você escolheu um assunto e tem todo o equipamento certo, é hora de gravar um vídeo!

Coloque a tela verde na parede atrás de você. Certifique-se de puxar a tela verde para que não haja rugas ou flacidez, pois isso pode aparecer nos vídeos quando você edita o plano de fundo.

Em seguida, coloque a câmera em um tripé à sua frente e coloque as luzes atrás da câmera. Depois de configurar seu pequeno mini-estúdio, é hora de gravar.

Faça uma gravação de teste primeiro para ter certeza de que você está com boa aparência e som. Se você vir qualquer tipo de sombra em seu rosto ou corpo, ajuste as luzes de acordo para eliminá-la.

Uma coisa que ajudou pessoas a criar um ótimo conteúdo de vídeo é gravar cada vídeo pelo menos três vezes. Por qualquer motivo, leva cerca de três vezes para REALMENTE acertar a entrega.

3. Escolha onde deseja hospedar e vender cursos online

Seu curso online precisa estar em algum lugar online. Você desejará uma empresa de hospedagem que facilite o acesso ao curso, permita personalizá-lo com sua marca e pareça profissional. ‍

Existem três opções quando se trata de hospedar e vender seu curso online:  

  1. Uma plataforma de cursos online projetada para atender a todas as necessidades de um criador de cursos, desde hospedagem de vídeo até marketing (mais sobre isso abaixo).
  2. Auto-hospedagem. Configure seu próprio servidor com uma empresa de hospedagem para hospedar e vender cursos online de seu próprio site. Embora possa ser caro e um pouco técnico, a auto-hospedagem oferece total liberdade e poder sobre seu material.
  3. Um marketplace de cursos online. A última opção de hospedagem é usar um mercado de aprendizado como Udemy ou Masterclass. As plataformas do Marketplace hospedam seu curso e permitem que você personalize sua marca. Observe que essas plataformas costumam ter regras restritivas e podem cobrar até 50% de sua receita.

3. Tipos de plataformas de cursos online

Uma plataforma de cursos online é uma solução de hospedagem projetada especificamente para ajudar os criadores de cursos a expandir seus negócios. Existem quatro tipos de plataformas de cursos online.

  1. Plataformas independentes
  2. Forneça tudo o que você precisa para hospedar seu curso, além de suporte e recursos educacionais. 
  3. Algumas plataformas independentes têm funcionalidade de marketing, mas geralmente é muito limitada.
  4. Melhor para empreendedores individuais ou proprietários de pequenas empresas que:
  5. Quer uma maneira pronta para criar cursos online.
  6. Não precisa de uma plataforma para criar funis e automações de marketing/vendas.
  7. Plug-ins/temas do WordPress
  8. As plataformas de plugins do WordPress são ferramentas baratas que permitem criar e vender um curso online com um site WordPress existente. 
  9. Pode exigir habilidades técnicas acima da média.
  10. Compre apenas plugins de empresas conceituadas que já existem há algum tempo e tenham alunos bem-sucedidos. Todo o seu negócio pode ser encerrado por dias ou mais se você comprar um plug-in fora da marca de um desenvolvedor fly-by-night.
  11. Melhor para criadores de cursos que já possuem um site WordPress que recebe muito tráfego.
  12. Plataformas tudo em um
  13. Forneça tudo o que você precisa para criar e vender cursos em seu próprio site.
  14. Os recursos podem incluir criadores de sites, automações de marketing, hospedagem de cursos e ferramentas de gerenciamento de comunidade. 
  15. Algumas plataformas all-in-one (como Kajabi) não terão um único centavo de sua receita, mas outras sim. Faça sua pesquisa!
  16. Ideal para quem deseja criar e vender cursos online, independentemente do nível de experiência.

4. Decida quanto cobrar pelo seu curso online

Quanto devo cobrar pelo meu curso? 

Essa é uma das dúvidas mais comuns ao tentar descobrir como vender cursos online. O preço pode ser um pouco de um jogo de adivinhação. Vai levar alguma tentativa e erro para descobrir o preço perfeito.

Não é até que você crie e venda cursos online regularmente que você saberá qual é o valor do seu cliente vitalício. Por enquanto, você terá que fazer alguns cálculos e testes.

Os cursos on-line podem custar de R$ 25,00 a R$ 10.000,00. Seu primeiro curso on-line provavelmente ficará em algum lugar na faixa de R$ 30,00 a R$ 350,00. Isso pode variar de acordo com seu tópico, público e experiência. 

Ao determinar o preço do seu curso online, considere o seguinte:

  1. Quanto você gasta para criar, hospedar e comercializar o curso
  2. Preços do concorrente
  3. O nível de renda do seu público-alvo. Quanto você prevê que eles estão dispostos a gastar?

Existem 3 maneiras básicas de estruturar pagamentos ao vender cursos online. Esses incluem:

  • Um pagamento único para acesso vitalício ao curso
  • Taxas de adesão mais baixas e recorrentes (por exemplo, pagamentos mensais)
  • Vários pagamentos, ou um plano de pagamento, em que o público pode distribuir um custo único por vários pagamentos.

Avalie seu mercado-alvo para determinar como você deseja estruturar o pagamento. Eles são capazes de arcar com um alto custo? Ou é um grupo que pode estar mais disposto a comprar se não tiver que gastar muito adiantado?

5. Aumente o valor (e o preço) do seu curso online

Uma forma de aumentar o preço do seu curso online é agregar valor a ele. Você pode fazer isso por:

  • Oferecendo materiais de bônus
  • Como usar upsells

Inclua bônus em seu curso digital

Toda boa oferta de curso online tem bônus. Você pode construir uma oferta sólida de material bônus:

  • Construir relacionamentos com outros especialistas e incluir seu conteúdo como bônus.
  • Criando seus próprios suplementos, como relatórios, estudos de caso, modelos e lições extras.
  • Oferecendo bônus de indicação para alunos que convidam um amigo para fazer suas aulas.

Certifique-se de colocar um alto valor em dinheiro nesses bônus. Isso permitirá que você promova um alto valor agregado ao seu curso.

Inclua upsells em seu curso digital

Uma das melhores maneiras de ganhar mais dinheiro com seu curso é oferecer produtos adicionais durante a compra. Estes são chamados de upsells.

Upsells criam outra oportunidade de compra antes que a transação inicial termine. Aqui estão dois upsells fáceis que basicamente todos podem oferecer com seu primeiro curso:  

  • Treinamento. Você pode oferecer coaching individual por telefone, um webinar mensal, coaching por e-mail ou até mesmo se encontrar pessoalmente. Coaching é muitas vezes um item de alto preço.
  • Treinamento em grupo ao vivo. Ofereça um treinamento em grupo com tópicos de ensino e discussão mais aprofundados. 

Ambos os produtos são relevantes para o seu curso online e devem ser atraentes para o seu mercado. 

6. Lance seu curso online

Com seu curso online produzido, é hora de ver se ele está pronto para o público. Teste seu curso para ajudá-lo a encontrar quaisquer problemas que você possa resolver antes do lançamento. 

O empresário Jeff Walker gosta de falar sobre um “lançamento de sementes”. Este é um pequeno lançamento suave para ajudar a verificar se há um mercado lucrativo para seu produto. Esse tipo de lançamento é ideal se você tiver uma lista pequena (30 a 100 nomes) ou nenhuma lista. 

O lançamento de sementes permitirá que você: 

  • Converse com e refine seu mercado-alvo 
  • Descubra as questões e necessidades mais significativas 
  • Identificar o que o mercado realmente precisa, deseja e está disposto a pagar

A coisa bonita sobre um lançamento inicial é que você não precisa criar uma sequência de marketing inteira para isso. 

Você pode ter um lançamento inicial enviando uma oferta de avaliação gratuita para um pequeno segmento de alunos de:

  • Sua lista de e-mail
  • Seguidores nas redes sociais
  • Amigos e família

Você pode não vender muitos cursos com o lançamento inicial. Tudo bem. Seu principal objetivo é avaliar o interesse do seu público e testar para ver se a ideia é viável e valiosa. 

Pegue o que você aprendeu com o lançamento inicial e incorpore-o à sua estratégia geral de marketing.

7. Comercialize e venda seus cursos online

Só porque você constrói não significa que eles virão. Você terá que comercializar seu curso on-line para que ele seja bem-sucedido. Marketing é construir um relacionamento com seus clientes, com o objetivo final de fazer com que eles comprem ou se envolvam com sua empresa.

Aqui estão apenas algumas maneiras de comercializar e vender cursos online:

  • Crie e otimize seu site. Seu curso online deve ter sua própria página de vendas para informar os clientes sobre o curso e convencê-los a participar.
  • Crie conteúdo de marketing útil. Comece seu próprio blog, crie vídeos de marketing ou participe de grupos do Facebook.
  • Aumente sua presença nas mídias sociais. Existem bilhões de pessoas nas redes sociais todos os dias. Certifique-se de que você está engajado onde quer que seu público esteja nas mídias sociais.
  • Crie uma lista de e-mail. O e-mail continua a ser uma poderosa ferramenta de marketing. Você pode criar uma lista de e-mail usando as mídias sociais e criando formulários em seu site.
  • Parceria com outros empreendedores. Você não está nisso sozinho. Às vezes, você pode fazer parceria com um empreendedor online existente para vender seu curso. Entre em contato com aqueles que você admira e veja como você pode fazer parceria de uma maneira mutuamente benéfica.

Você pode automatizar o marketing do seu curso online com ferramentas como o Mautic

Como escolher o mercado certo para vender cursos online

O maior curso online do mundo será um fracasso sem um mercado forte. Se ninguém quer o seu produto, não importa quão bom ele seja.

Você deve descobrir para quem é o seu produto digital. Isso significa encontrar as pessoas com maior probabilidade de comprar seu curso online.

É sempre tentador ter o maior mercado possível. Afinal, se o seu mercado é de 300 milhões de pessoas, você precisa apenas de menos de 1% para ter sucesso, certo?

A realidade é que os grandes mercados costumam estar lotados e competitivos. É melhor começar com um público-alvo principal (mesmo que seja pequeno) e atendê-lo bem. Você sempre pode criar outros cursos para expandir seu mercado-alvo.

À medida que sua marca cresce, você pode descobrir que seu curso digital ressoa com um público diferente do que você pensava originalmente. Seja flexível o suficiente para responder se seu mercado evoluir ou mudar. Certifique-se de incorporar dados e aprendizado em sua abordagem.

8. Crie uma jornada do comprador para seu curso online

A jornada do comprador é a série de escolhas que seu público-alvo faz ao pesquisar uma compra. 

Existem três etapas principais na jornada do comprador:

  1. Conscientização: Seu mercado está ciente de que há um problema. Eles estão começando a procurar soluções. 
  2. Consideração: Seu mercado começa a buscar soluções para esse problema.  
  3. Decisão: As pessoas em seu mercado fazem uma compra. 

Seus esforços de marketing devem ajudar a orientar os clientes em potencial na jornada do cliente. Cada etapa exigirá um tipo diferente de estratégia de conteúdo.

Por exemplo, veja como você pode usar uma estratégia de marketing de vídeo e mídia social na jornada do comprador:

  1. Conscientização: crie um vídeo educacional abordando os maiores pontos problemáticos do seu público-alvo. Publique e promova para um público amplo nas redes sociais para um alcance mais amplo. 
  2. Consideração: crie um vídeo de depoimento de cliente em que um ex-aluno seu discuta o quanto seu curso os ajudou. Compartilhe com seus seguidores nas redes sociais. 
  3. Decisão: crie um vídeo de perguntas frequentes sobre seu curso online para facilitar o processo de compra. Responda você mesmo às perguntas para que os espectadores possam ver sua experiência e conhecê-lo melhor como pessoa. 

A maneira como você cria a jornada do comprador dependerá do seu público-alvo e dos canais de marketing preferidos. Não tenha medo de experimentar diferentes tipos de conteúdo. Você pode se deparar com uma estratégia que faz seu curso online vender como um louco.

9. Faça com que as pessoas comprem e recomendem seus cursos no futuro

Parabéns! Você criou um curso online, o comercializou e vendeu um monte. O que agora?

Agora é hora de garantir que seus alunos tenham o máximo de sucesso possível. Quando seus alunos sentem que ganharam algo com seu curso online, é mais provável que comprem outros cursos de você no futuro. 

Mais importante ainda, é provável que um aluno feliz conte a seus amigos e familiares sobre seu curso. O marketing boca a boca é a maneira mais eficaz de vender cursos online e não custa praticamente nada.

Você pode garantir o sucesso e a felicidade de seus alunos com estas dicas:

  • Foco na experiência do cliente.
  • ‍Como você faz com que seus clientes se sintam ao longo de suas interações com sua empresa? Você está criando uma experiência positiva e memorável para eles?
  • Depois de lançar seu curso, passe você mesmo pelo funil de marketing. Qual é a sensação? O que está faltando?
  • Mapeie sua jornada estudantil. ‍
  • Ao criar e vender seu curso online, você quer ter uma ideia do que seus alunos passam. Quanto melhor você entender e apoiar a jornada do seu aluno, mais ele divulgará sua experiência fantástica.
  • Use um software chamado Fullstory para observar como seus alunos interagem com seu curso. Mapeie sua jornada do início ao fim. Anote quais marcos, pequenas vitórias e contratempos existem.
  • ‍Promova uma comunidade. ‍
  • Muitos dos cursos online de maior sucesso têm uma comunidade construída em torno deles. É aqui que os alunos podem interagir e apoiar uns aos outros.
  • A mídia social é o meio mais eficaz para promover a comunidade. Crie um grupo no Facebook, faça vídeos do Instagram Live ou inicie sua própria hashtag no Twitter para maximizar o engajamento. ‍
  • Incentive seus alunos a assistirem novamente ao seu conteúdo. ‍
  • Quanto mais seus alunos examinarem seus materiais, mais valor eles ganharão com isso. Certifique-se de recomendar assistir novamente a módulos específicos em sua comunidade, em seus bate-papos ao vivo e em seu curso.
  • ‍Obtenha e aplique feedback. ‍
  • Outra maneira de ajudar seus alunos a ter sucesso é ouvi-los. Reúna feedback sobre seu curso por meio de avaliações ou pesquisas por e-mail. Use as respostas deles para melhorar seu curso.
  • ‍Atualize consistentemente ‍
  • Você deve atualizar seu curso pelo menos uma vez por ano. Isso mostra a seus alunos que você se importa com eles com as informações mais atualizadas, mesmo depois de comprarem seu curso. ‍
  • Adicione solução de problemas e conteúdo de perguntas frequentes. ‍
  • Conforme você atualiza seu curso e recebe feedback, pode começar a perceber padrões na experiência do usuário. Aproveite a oportunidade para transformar esses problemas em solução de problemas e conteúdo de perguntas frequentes.
  • Ao abordar as perguntas mais comuns, você torna mais fácil para os alunos encontrarem a ajuda de que precisam, reduzindo o tempo gasto respondendo a tíquetes de suporte.
  • ‍Acompanhe o progresso de seus alunos. ‍
  • É fácil acompanhar o progresso do seu aluno quando você está começando. Isso pode se tornar mais desafiador à medida que sua empresa e o número de alunos crescem.
  • Escolha dois ou três alunos para ficar de olho. Siga-os nas mídias sociais, envie-lhes e-mails de tempos em tempos para fazer o check-in. Esses alunos serão seu canário na mina de carvão para sinalizar quaisquer problemas em potencial.

Siga essas sugestões e seus alunos se sentirão ouvidos, importantes e que gastaram seu dinheiro com sabedoria. Uma base de clientes satisfeita é a base para a venda de cursos online a longo prazo.

Comece a vender seu curso online

Vamos recapitular as nove etapas essenciais para vender seu curso online:

  1. Escolha um assunto que vende. Considere algo que ajudará as pessoas a avançar em suas carreiras ou reforçar seus currículos. 
  2. Crie seu curso online. Use o equipamento e o script certos para garantir a produção de conteúdo de alta qualidade.
  3. Escolha onde hospedar e vender seu curso. Que tipo de plataforma você vai usar? Você é técnico o suficiente para fazer tudo sozinho ou uma solução completa é melhor para suas necessidades?
  4. Decida quanto você vai cobrar. Levará algumas tentativas e erros, mas normalmente os cursos on-line começam entre R$ 35 e R$ 200. 
  5. Aumente o valor (e preço) do seu curso. Use upsells e conteúdo de bônus para aumentar o valor de sua oferta e aumentar o preço de acordo.
  6. Seed lance seu curso online. Libere o material do seu curso para uma pequena lista e faça os ajustes necessários antes de lançá-lo ao público.
  7. Comercialize e venda seu curso online. Crie conteúdo de marketing e use canais como redes sociais e e-mail para divulgar seu curso.
  8. Crie uma jornada do comprador. Crie uma estratégia de vendas em torno das diferentes etapas da jornada do comprador. 
  9. Faça com que as pessoas comprem e recomendem seus cursos no futuro. Faça o que puder para mostrar aos seus clientes que você se importa e que está ouvindo. Eles se tornarão defensores leais da sua marca e ajudarão a manter seus negócios a longo prazo. 
  10. Desenvolva um site de associação em torno de seus cursos. Isso mesmo! Você pode oferecer seus cursos online por meio de um site de associação para aproveitar o poder da receita recorrente.

Agora que você está armado com o conhecimento para vender cursos online com sucesso, é hora de sair e ganhar esse dinheiro. Há uma tonelada de oportunidades. Basta saber capitalizar. 

Perguntas frequentes sobre como criar e vender cursos online

Como vender um curso online? ‍

Para vender cursos online, você precisará criar material educacional/instrucional focado em nichos. Hospede seu curso em uma plataforma completa, onde você pode comercializá-lo e construir uma comunidade de alunos. Defina seu público-alvo. Crie conteúdo de marketing e vendas para os estágios de Conscientização, Consideração e Decisões da jornada do comprador para incentivar as pessoas a comprarem seu curso. Promova seu curso nas redes sociais, e-mail e online. ‍

Quais cursos online vendem melhor? ‍

Pessoas mudando de carreira, iniciando carreira ou desenvolvendo habilidades para avançar em suas carreiras tendem a comprar cursos on-line mais do que qualquer outra pessoa. Muitos dos cursos mais vendidos se concentram em computadores e tecnologia ou negócios e empreendedorismo.

‍Como os tutoriais online ganham dinheiro? ‍

Tutoriais on-line ganham dinheiro fornecendo valor aos alunos. Os instrutores podem aproveitar seus conhecimentos para criar lições que ajudem as pessoas a resolver seus problemas. Você pode cobrar das pessoas um valor fixo pelo acesso a todos os seus cursos on-line ou torná-lo uma taxa mensal recorrente.

‍O que torna um curso online bem-sucedido? ‍

Existem muitos fatores que contribuem para o sucesso de um curso online, como o nível de demanda e uma boa estratégia de marketing. Nada, no entanto, é mais importante para um curso online de sucesso do que a qualidade do conteúdo. ‍

Como ganhar dinheiro vendendo cursos online? ‍

Para ganhar dinheiro vendendo cursos online, identifique suas áreas de especialização (áreas em que você possui conhecimento acima da média) e as pessoas que podem se beneficiar dessa especialização. Crie lições que ajudem essas pessoas a entender o tópico e a resolver problemas específicos que tenham. Por último, mas não menos importante, planeje como você vai divulgar o curso. Promova-o com conteúdo sólido e marketing de vídeo e apoie-o com um site bem construído.

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