Entenda as diferenças da gripe, covid-19 e dengue
A verdade é que a covid-19, assim como a gripe, o resfriado e até a dengue – todas causadas por diferentes vírus, sendo que esta se distingue pelo fato de ser é espalhado por um mosquito – apresentam sintomas semelhantes no início de uma infecção.
Por isso, é normal que muitas pessoas se confundam quando começam a apresentar manifestações da Covid-19 ou de outras doenças. Continue lendo este conteúdo para saber quais são as principais diferenças entre elas!
Diferenças entre resfriado, gripe, Covid-19 e dengue
Cada vírus tem seu próprio prazo para quando sua eliminação ocorre. O resfriado comum, gripe e dengue duram cerca de 7 dias, mas a covid-19 pode durar até dez dias.
Ao contrário da dengue, que é transmitida pela picada de um mosquito infectado, os quadros respiratórios (covid-19, gripe e resfriado) são contagiosos e podem se espalhar facilmente de uma pessoa para outra pela expiração e inalação de partículas eliminadas por pessoas infectadas, ao falar, tossir ou espirrar.
O que todas essas doenças têm em comum, é que são causadas por um vírus. Porém, cada vírus é diferente, por exemplo, a covid-19 é causada pelo Sars-CoV-2, da família do coronavírus; a gripe, pelo vírus da família influenza; o resfriado, por rinovírus, adenovírus e parainfluenza; e a dengue, por flavivírus.
Quanto a gripe, resfriado e covid-19, existe outro fator unificador, que é o meio de transmissão que ocorre por gotículas de secreções respiratórias de uma pessoa infectada. Enquanto a dengue se transmite através mosquito Aedes aegypti.
Entre todas essas doenças, contudo, a covid-19 continua sendo a mais contagiosa, principalmente em suas novas variações, derivadas da ômicron. A seguir, entenda um pouco mais sobre cada uma dessas doenças e suas diferenças!
Resfriado
Em linhas gerais, os resfriados tendem a começar sem febre ou com febre baixa e progridem rapidamente. Entre todas as doenças mencionadas, essa é a que apresenta sintomas mais leves, que inclui coriza e desconforto leve na garganta.
Dores fortes no corpo são incomuns e às vezes confundidas com rinite. Os vírus mais comuns que comprometem as vias aéreas superiores, como o rinovrus, adenovrus e VSR (vírus sincicial respiratório), são aqueles que causam os resfriados.
A causa mais preocupante de quadros de bronquiolite em crianças menores de cinco anos é a VSR, que pode exigir a necessidade de terapia pediátrica intensiva.
Gripe
O vírus da Influenza, que tem uma grande família e centenas de mutações, é o que causa a gripe e seus sintomas. Por isso, é necessária a atualização e administração anual da vacina contra a gripe.
Uma gripe pode apresentar sintomas bastante semelhantes aos da covid-19, porém, o seu período de incubação costuma ser menor; em outras palavras, os sintomas podem aparecer rapidamente – às vezes de um dia para o outro – e a piora do quadro costuma ser mais grave.
Já o período de incubação da covid é maior; o organismo pode levar até cinco dias para apresentar sintomas, o que explica o grande número de casos "falsos negativos", que é aqueles que têm o coronavírus, mas recebem um diagnóstico negativo após serem submetidos ao teste.
Além disso, enquanto não apresenta os sintomas, a pessoa ainda pode acabar infectando outras.
Na gripe, os sintomas mais frequentes são:
- Tosse (geralmente seca);
- Febre;
- Dor de cabeça;
- Dores no corpo;
- Mal-estar;
- Cansaço.
É possível também que haja dor de garganta, diarreia (principalmente em crianças) e coriza ou congestão nasal (nariz entupido).
Dengue
A picada de uma fêmea de mosquito infectada por flavivírus é como a infecção viral conhecida como dengue se espalha. Em grande parte dos casos, esse mosquito é o Aedes aegypti, que também é responsável pela transmissão dos vírus que causam chikungunya, febre amarela e Zika Vírus.
O vírus da dengue é composto por 4 sorotipos distintos: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4, cada um dos quais interage de forma diferente com células de anticorpos humanas.
Sendo assim, uma pessoa pode ser infectada de 4 maneiras diferentes. Os principais sintomas da dengue incluem febre alta que se desenvolve repentinamente no início da infecção, bem como:
- Dores no corpo;
- Dores nas articulações;
- Dor nos olhos;
- Perda de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas avermelhadas no corpo.
Ao contrário das outras doenças, a dengue não provoca sintomas respiratórios, como tosse, dor de garganta, obstrução nasal e coriza.
A infecção costuma durar entre 4 e 10 dias, porém, os efeitos da doença podem durar mais de uma semana. A dengue pode ser classificada como leve, moderada ou grave, e seu diagnóstico deve ser feito através de exame clínico juntamente com exame de sangue.
Covid-19
A infecção por Covid-19 é provocada pelo coronavírus Sars-CoV-2 e pode ocorrer com ou sem sintomas em qualquer uma de suas variações. Essa situação está mudando dependendo de qual variante é a culpada pela infecção.
Assim como a dengue, a covid-19 pode se manifestar de três modos: leve, moderada ou grave. A doença pode ser diagnosticada com ajuda de exames clínicos e exames laboratoriais feitos com amostras colhidas da boca e do nariz.
É possível que os sintomas da Covid-19 sejam confundidos com um resfriado comum, gripe ou às vezes até com a dengue. Veja logo abaixo quais são os sintomas maia frequentes dessa doença:
- Tosse seca;
- Febre;
- Cansaço;
- Perda de olfato;
- Perda de paladar;
- Dores de cabeça;
- Dores de garganta;
- Olhos avermelhados;
- Irritação em vias aéreas;
- Irritação nos olhos;
- Diarreia;
- Erupções na pele;
- Perda da mobilidade;
- Perda da fala;
- Dores no peito;
- Confusão mental;
- Falta de ar.
Algumas variantes, como as variantes alfa, beta, delta e ômicron, começaram a surgir com o passar do tempo. Enquanto os sintomas da variante delta são semelhantes aos da variante alfa, incluindo tosse, dor de cabeça e dor abdominal, obstrução nasal e manifestações cutâneas, os sintomas da variante ômicron, que é a mais contagiosa entre as duas, são diferentes:
- Fadiga;
- Coriza;
- Dores de garganta;
- Espirros;
- Dores de cabeça;
- Dores no corpo;
- Perda do olfato;
- Perda do paladar;
- Tosse contínua;
- Febre;
- Falta de ar;
- Calafrio;
- Diarreia.
Conclusão
Agora que você já sabe quais são as diferenças entre gripe, resfriado, dengue e covid-19, não deixe de compartilhar este conteúdo com os seus amigos. E lembre-se de sempre procurar ajuda médica para fazer o diagnóstico correto e iniciar o tratamento, caso suspeite que possa estar com alguma dessas doenças.
Obrigado pela visita. Trouxemos especialmente para você este conteúdo Entenda as diferenças da gripe, covid-19 e dengue
Se quiser saber mais, clique e acesse Beleza e Saúde