Estresse Pós-Traumático: O que é, Sintomas e Tratamentos
O que é estresse pós-traumático
Quem passa por uma situação complexa e traumática sabe que não é fácil se desligar do evento. Contudo, essa superação pode se tornar ainda mais difícil quando o indivíduo desenvolve o estresse pós-traumático. Mas o que é isso?
Conhecido também como Transtorno de Estresse Pós-traumático, essa doença afeta pessoas que passaram por traumas, muitas vezes, ligados à violência ou tragédias.
Assim, pessoas com esse diagnóstico costumam reviver memórias ruins e em alguns casos, têm flashbacks recorrentes, afetando diretamente a vida pessoal, afetiva e profissional.
Quais as possíveis causas do estresse pós-traumáticos
Experiências que são difíceis de superar, situações complexas ou violentas, momentos aterrorizantes são alguns exemplos de causas do estresse pós-traumático, além disso, outras como:
- Abuso sexual;
- Violência física;
- Acidentes em estradas, de carro, moto, tragédias;
- Desastres naturais como enchentes, etc.;
- Sequestro;
- Assalto;
- Diagnósticos de doenças que ameaçam a vida.
Bullying
O bullying é um exemplo de situação que pode gerar, no indivíduo, estresse pós-traumático. Principalmente em crianças, como reagir às agressões de bullying, seja dentro ou fora da escola, ainda é uma dúvida. Desse modo, a vítima coagida pode se tornar uma pessoa com o transtorno de estresse pós-traumático a depender das circunstâncias a que foi exposta.
Violência doméstica
Mulheres são as maiores vítimas de violência doméstica segundo pesquisas recentes. É muito comum encontrar no grupo de pacientes que tratam o transtorno pós-traumático, mulheres agredidas física e/ou psicologicamente por seus companheiros e ex-companheiros.
Violência urbana
Não é novidade que a vida urbana é perigosa e violenta, em 2022, os dados mostram 20.126 mortes, segundo o Monitor de Violência. Desse modo, as vítimas que não chegam a óbito, acabam fazendo parte do grupo de pessoas com TEPT.
Acidentes
Os acidentes, na maioria, ocorrem em veículos como motocicletas ou carros de passeio, são esses os tipos de acidentes que mais matam e, consequentemente, os que mais influenciam negativamente na saúde mental das pessoas que sofrem ou passam por momentos difíceis e inesperados como os acidentes.
Principais sinais do estresse pós-traumático
Além de poder desenvolver uma ansiedade severa, quem é acometido pelo estresse pós-traumático acaba tendo como sintomas pesadelos ou lembranças do evento que culminou no transtorno, humor deprimido, fuga de situações que possam relembrar o episódio traumático, entre outros.
Quanto tempo pode durar os casos de estresse pós-traumáticos?
A duração do caso de estresse depende de cada paciente, através da psicoterapia é possível não só minimizar os sintomas, mas como curar o indivíduo desse transtorno.
Já para identificar se os sintomas são realmente do TEPT, é indicado observar se eles perduram por mais de um ou três meses. Vale lembrar que é possível, também, que os sintomas só aparecem após 6 meses do acontecimento.
Estresse pós-traumáticos: conheça as consequências de quem sofre
Quem sofre com o estresse pós-traumático pode desenvolver sintomas como crise de pânico e tentativa de fuga. Além disso, é comum a irritabilidade, a dificuldade com o sono e a falta de concentração.
Como tratar o estresse pós-traumático?
Psicoterapia
A psicoterapia é imprescindível, pois, através das sessões, é possível ressignificar o episódio traumático e ir, gradualmente, minimizando os sintomas.
Medicação
A medicação só pode ser adquirida através de uma receita médica.
Internação
Apenas em casos excepcionais é possível realizar uma internação do paciente. Isso porque, instituir uma internação pode, a depender da situação, atrapalhar ainda mais a vida de quem foi diagnosticado com esse problema.
FAQ:
Quanto tempo dura o transtorno Pós-traumático?
Não há tempo determinado para a cura total do transtorno pós-traumático, tudo dependerá do andamento da psicoterapia.
Como lidar com uma pessoa com o Estresse Pós-traumático?
A melhor forma de lidar é através do apoio. Indicar um profissional da área da saúde mental, conversar, eliminar gatilhos de possam relembrar o episódio traumático e incentivar o diagnosticado com atividades prazerosos pode ser uma saída e uma maneira simples, porém, efetiva, para lidar com o
Qual a diferença entre o transtorno de estresse agudo e o TEPT?
Apesar de ambos serem transtornos mentais, o estresse agudo inicia logo depois do trauma ocorrido, podendo ter uma durabilidade de um a três dias depois do trauma.
Enquanto o TEPT, pode manifestar-se apenas após passado 6 meses após o acontecimento.
Obrigado pela visita. Trouxemos especialmente para você este conteúdo Estresse Pós-Traumático: O que é, Sintomas e Tratamentos
Se quiser saber mais, clique e acesse Beleza e Saúde
- O que é estresse pós-traumático
- Quais as possíveis causas do estresse pós-traumáticos
- Principais sinais do estresse pós-traumático
- Quanto tempo pode durar os casos de estresse pós-traumáticos?
- Estresse pós-traumáticos: conheça as consequências de quem sofre
- Como tratar o estresse pós-traumático?
- Quanto tempo dura o transtorno Pós-traumático?
- Como lidar com uma pessoa com o Estresse Pós-traumático?
- Qual a diferença entre o transtorno de estresse agudo e o TEPT?