Salvador representa Frente Nacional dos Prefeitos em discussão sobre compensação pelas perdas de ICMS

A secretária da Fazenda de Salvador e presidente do Fórum de Secretários de Fazenda e Finanças da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Giovanna Victer, representou os municípios brasileiros durante a Comissão Especial criada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que busca um entendimento unificado sobre as novas regras do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) – decorrentes das Leis Complementares 192 e 194. O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira (02).

Victer destacou que a sua participação teve como objetivo garantir as transferências decorrentes das compensações pelas perdas de arrecadação resultantes das alterações das regras do ICMS e evitar possíveis problemas na realização de políticas públicas municipais. “O objetivo da nossa participação é garantir que as compensações financeiras, concedidas aos estados, sejam estendidas na repartição do ICMS devido a nossa cidade e aos demais municípios. Nossas finanças estão equilibradas graças a um planejamento elaborado e preciso. Intercorrências precisam ser mitigadas para mantermos os compromissos com os serviços e políticas públicas em Salvador”, enfatizou a gestora.

A criação do colegiado foi proposta pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, diante das últimas decisões, aprovadas pelo Congresso e sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro, que alteraram a incidência do imposto sobre combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. A sanção foi publicada em junho e, conforme o texto, esses itens passam a ser classificados como essenciais e indispensáveis, impedindo que os estados cobrem taxa superior à alíquota geral de ICMS, que varia de 17% a 18%, dependendo da localidade.

Os trabalhos da Comissão vão de 2 de agosto a 4 de novembro. Durante esse período, os representantes precisarão apresentar propostas de solução para o impasse federativo em ambas ações de controle concentrado, sem prejuízo; acompanhar as medidas mitigadoras pendentes de apreciação pelo Congresso Nacional; e subsidiar elementos para aferir o alegado aumento de arrecadação/saldo de caixa dos entes subnacionais junto a perda ocasionada pelo impacto das leis complementares.

Obrigado pela visita. Trouxemos especialmente para você este conteúdo Salvador representa Frente Nacional dos Prefeitos em discussão sobre compensação pelas perdas de ICMS
Se quiser saber mais, clique e acesse Notícias

Clique e saiba mais

Omnicon Blog

Blog: https://omniconcursos.com.br E-mail contato@omniconcursos.com.br

Go up