Como empreender do Zero? Guia básico para dar os primeiros passos
Uma das palavras do momento é, sem dúvida, “empreendedorismo”, mas saber do que se trata e por em prática são duas coisas diferentes, certo? Por isso, neste post iremos mostrar como empreender do Zero e explorar o bê-a-bá para quem está apenas começando.
Como empreender do zero? Veja o que não pode faltar
Para aprender a como empreender do zero, o primeiro é saber tudo o que não pode faltar para você que está dando os primeiros passos e querendo tirar aquele projeto do papel, por isso, tome nota e não se esqueça de:
Encontrar uma oportunidade de mercado
Se você busca saber como empreender do zero o primeiro passo é procurar uma oportunidade de mercado para dar o start no seu empreendimento.
Para muitos empreendedores é essa oportunidade que significa a virada de chave.
Muitas vezes no afobamento de começar acabamos entrando em um negócio já muito concorrido por pura falta de um estudo de mercado.
Você pode começar acompanhando notícias sobre economia e observando os novos negócios promissores.
No vídeo a seguir, você tem acesso a algumas ideias de nichos de mercado para quem quer empreender, mas não sabe com o que.
Ter uma boa ideia para suprir essa demanda
Além de identificar algo que necessita de uma solução melhor, também é importante ser criativo para ter ideais para suprir essa demanda.
Veja o caso dos táxis, o serviço não era funcional, mas só entender isso não era o suficiente, era preciso elaborar uma solução e foi daí que vieram os aplicativos de mobilidade como Uber, 99, Cabify e etc.
Definir um plano de negócios
Uma vez que você tenha encontrado uma demanda e pensado soluções para ela, agora é o momento de planejar como empreender do zero de fato. O planejamento é ponto fundamental para quem quer ser empreendedor.
Nesse cenário, é necessário criar um bom plano de ação que inclua:
- Nome da empresa e área de atuação;
- Estudo do mercado e da concorrência;
- Descrição do produto ou serviço e seus diferenciais (o que vender);
- Definição do público-alvo (para quem vender);
- Modelo de negócio (como vender);
- Plano operacional (como vai funcionar a empresa);
- Plano financeiro (capital inicial necessário, capital de giro, orçamento, etc.);
- Plano de marketing (como a empresa será divulgada).
Reunir um capital inicial de acordo com o porte do negócio
Outra grande dificuldade de quem busca formas de como empreender do zero é a falta de capital para investimento. Neste caso, o melhor caminho é buscar parcerias de empresas que não sejam concorrentes.
Alguns bancos também trabalham com linhas de crédito para CNPJ, claro que tudo vai depender do tamanho do aporte financeiro que você irá precisar, mas consulte a instituição financeira com a qual você já se relaciona como pessoa física sobre essa possibilidade.
Foco, paciência e determinação
Por fim, é fundamental ter paciência, afinal dificilmente um negócio vai decolar logo de cara. Por isso, nunca tire o foco do planejamento, tenha paciência e seja aplicado sempre.
5 dicas essenciais de como empreender do zero
Agora que você já sabe como empreender do zero e o que não pode faltar, separamos algumas dicas valiosas que vão te ajudar durante esse processo:
- Aprofunde as informações sobre o seu nicho de mercado
- Conheça ao máximo os seus concorrentes
- Entenda o seu público-alvo
- Crie conteúdos de qualidade e relevantes
- Faça networking
É importante que elas sejam continuadas mesmo depois que o projeto estiver em andamento.
Aprofunde as informações sobre o seu nicho de mercado
Você só será capaz de começar a ter qualquer sucesso sólido em um empreendimento se tiver ao menos uma base de conhecimento sobre seu nicho de mercado.
Isso vai ajudar a identificar demandas para produtos e serviços novos e a prever movimentos do mercado.
A economia e a política, por exemplo, têm muito peso em vários segmentos, logo quando você acompanha esse tipo de assunto fica mais fácil de entender qual o momento certo para investir e quando é melhor segurar o caixa.
Conheça ao máximo os seus concorrentes
Outro ponto muito importante é ficar atento às ações dos seus concorrentes e isso vai desde suas referências no ramo até os concorrentes diretos.
Manter esse olhar atento irá permitir que você tenha ideias e inspirações, além de monitorar quais ações eles estão promovendo, qual a repercussão das mesmas e os resultados obtidos.
Entenda o seu público-alvo
É sempre importante conhecer bem para quem você vende ou vai vender. Isso é fundamental para entregar produtos com valor aos compradores.
No entanto, esse conhecimento não pode ser algo raso ou puramente um feeling, é preciso pesquisar sobre as caraterísticas do seu público, se possível encomendar uma pesquisa de mercado até definir bem as personas do seu negócio.
Crie conteúdos de qualidade e relevantes
À medida que você for conhecendo seu público, mais informações você passará a ter para entregar o conteúdo que você percebe que ele prefere.
Use canais como e-mail, redes sociais e o próprio site da loja para criar conteúdos relevantes que engajem seus clientes.
Faça networking
Por fim, uma dica essencial para qualquer tipo empreendedor é manter redes de contatos com pessoas do setor (concorrentes ou não), participar de eventos, feiras, congressos e etc.
Procure participar de redes de empreendedores que são espalhadas pelo Brasil para trocar informações, pegar dicas e fortalecer o seu setor ainda mais.
E aí, aprendeu como empreender do zero? Esperamos que essas dicas tenham te ajudado. Agora é com você. Boas vendas!Este artigo foi escrito pelo portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!
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