O que é o Facebook Ads? Tudo o que você precisa saber sobre

Disputar a atenção do seu público-alvo na internet é uma tarefa árdua, afinal é bem provável que você tenha uma quantidade razoável de concorrentes diretos ou indiretos marcando presença, certo? Por isso, hoje exploraremos o que é o Facebook Ads e como usá-lo para ampliar seu alcance e conquistar mais clientes.

Se você navega por redes sociais como o Facebook ou Instagram, certamente já topou com alguma publicação onde aparecia uma observação de “anúncio pago”, trata-se das postagens patrocinadas através do Facebook Ads. 

Neste post, iremos explorar essa ferramenta que funciona muito bem no marketing de relacionamento e para alcançar mais compradores.  

Afinal, o que é o Facebook Ads?

O Facebook Ads é a ferramenta de anúncios do Facebook, utilizada para fazer anúncios pagos na rede social. Ele possui uma grande diversidade de formatos, objetivos e direcionamentos de campanha, além de opções de segmentação.

A plataforma permite ao usuário a criação de diversos públicos através de diversos filtros como:

  • localização, 
  • interesses em comum,
  • gêneros, 
  • idades, 
  • comportamentos e várias outras possibilidades.

Com essa funcionalidade é possível direcionar seus anúncios para as suas personas, alcançando o perfil de cliente ideal da empresa.

Como você pode ver, as oportunidades desse canal vão muito além de apenas criar uma página no Facebook.

Como funciona o Facebook Ads?

Uma vez esclarecido o que é o Facebook Ads, vamos aos pontos principais que ajudaram a entender como esse tipo de marketing funciona

São basicamente 4 etapas que você vai precisar seguir para criar seus anúncios nesta plataforma.

Objetivo

O primeiro passo para criar um anúncio dentro do Facebook Ads é escolher qual objetivo da sua campanha. 

Eles são divididos em 3 tipos macro: Reconhecimento, Consideração e Conversão

Cada um deles representa uma etapa do funil de compras. Para cada objetivo macro existem outras metas mais específicas. Confira a lista completa:

  • reconhecimento da marca;
  • alcance;
  • tráfego;
  • envolvimento/engajamento;
  • instalação do aplicativo (use esse objetivo caso queira anunciar seu app na plataforma);
  • visualizações de vídeo;
  • geração de cadastros (captação de leads);
  • mensagens (quer movimentar o direct ou o WhatsApp Business?)
  • conversões;
  • vendas no catálogo;
  • tráfego para o estabelecimento (ponto fixo ou loja virtual).

Criatividade

Quando se entende o que é o Facebook Ads fica claro que o conteúdo é essencial, por isso, o que o Facebook chama as peças que serão usadas nas publicações pagas de “criativos”. Elas são artes utilizadas nas campanhas para atrair a atenção do público ali segmentado.

Assim como o conteúdo em si, os elementos gráficos precisam fazer sentido e conversar com o objetivo da campanha. Logo, usar a criatividade será essencial para transmitir uma mensagem forte e envolvente.

Público

Um anúncio só será bom de verdade quando estiver adequado a um público previamente segmentado

A ideia do Facebook Ads é que seus anúncios cresçam à medida que o cliente passe a andar na jornada de compra.

Por conta disso, é essencial testar vários públicos, com criativos diferentes dentro de uma mesma campanha, a fim de encontrar o público ideal e o que ele gosta.

Investimento

Por fim, outro ponto fundamental de um anúncio é o investimento, para cada etapa e objetivo é importante dividir bem a verba

Anúncios de alcance, por exemplo, no geral, vão cumprir seu objetivo com menos investimento, visto que trata-se apenas de mostrar ao máximo número de pessoas. Por isso, é importante equilibrar bem e usar os recursos no momento certo.

Como usar o Facebook Ads na prática? Passo a passo

Agora que ficou claro o que é o Facebook Ads e como ele funciona, separamos um passo a passo bem simples, explorando cada ponto e etapa para que você possa criar uma campanha dentro da ferramenta, veja a seguir.

1. Crie uma conta no gerenciador de anúncios

Caso você nunca tenha acessado o gerenciador de anúncios, você deverá criar a sua conta, é por lá que são feitas as campanhas. 

Ao entrar você deve fazer o login na sua conta pessoal do Facebook e criar uma página profissional para fazer os anúncios.

Quer saber como começar no Facebook Ads? Então assista ao vídeo abaixo.

2. Escolha um objetivo

Após clicar no botão verde “criar”, uma janela irá se abrir com todos os objetivos de campanha que citamos anteriormente. 

Faça a escolha do tipo de anúncio que irá fazer e dê um nome a campanha, lembre-se de dar um nome específico para que você não se perca ao acompanhar os resultados. 

3. Crie uma segmentação de público

A próxima etapa será a de criar seu público. Nessa fase você irá informar os dados relevantes de localização, idade, interesses, comportamentos e etc.  

Vale ressaltar que à sua direita existe uma espécie de termômetro do Facebook Ads, ele mostra se seu público é amplo ou específico demais, na maioria dos casos o ideal é buscar o meio termo, mas em alguns cenários pode fazer sentido abrir mais ou menos o leque.

4. Defina os posicionamentos do seu anúncio

Na etapa de posicionamento você vai escolher em que formatos e em que canais seu anúncio será vinculado. 

Existem diversas opções tanto para o Facebook quanto para o Instagram, por isso, é importante ver todas as medidas para saber se os seus criativos estão nas dimensões corretas para evitar cortes na arte ou erros.

5. Estabeleça o orçamento do seu anúncio

Por fim, você deve definir o valor que será usado na campanha, neste caso existem duas opções: valor diário ou orçamento vitalício. 

No primeiro você terá certeza de que um determinado valor será gasto todo dia.

Já o orçamento vitalício deixa a gestão do investimento escolhido na mão do algoritmo do Facebook (usando como base a sua segmentação de público).

E aí, entendeu o que é Facebook Ads? Pronto para começar a fazer seus anúncios? Com essas dicas você já pode começar. E se ainda tem dúvidas sobre como usar a ferramenta, assista o vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=gVbIwJKwfOM

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